Home / Indicações / Batman: A Piada Mortal (Animação)

Batman: A Piada Mortal (Animação)

Hoje vou falar sobre uma das melhores animações (na minha humilde opinião) que a Warner junto com a DC fizeram:

Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joker)

Sou apaixonada por essa HQ (consegui comprar a primeira edição de 1988 após um sofrido leilão no mercado livre rs), e por ela contar a historia da origem do Coringa (uma das  mais convincentes dentre as HQs), ela também apresenta um outro fato importante (A Hacker Oraculo) e claro, aquele bom e velho combate entre o Morcego e o Palhaço.

Minha HQ de 1988 e meu Funko do Coringa ( A piada Mortal)
Minha HQ de 1988 e meu Funko do Coringa ( A piada Mortal)

A Historia em Quadrinhos (HQ)

A HQ foi escrita por ninguém menos que Alan Moore (Watchmen, V de Vingança entre outros)  e desenhado pelo Brian Bolland (Camelot 3000). A HQ narra a historia do coringa onde ele mostra que apenas um dia ruim pode levar qualquer um á insanidade e consequentemente transformar totalmente a sua vida. É com essa afirmação que além do próprio coringa ter enlouquecido ele quer que  ninguém mais e ninguém menos que o Comissario Gordon também enlouqueça. (Ele consegue isso de uma forma surpreendente!)

Essa HQ quando foi lançada em 1988 gerou muita repercussão devido algumas cenas bem pesadas, temos até uma polemica que até hoje é levantada pois em uma parte da HQ ficamos com uma certa duvida se o Coringa estuprou ou não a Barbara (eis algumas das cenas pesadas). Não é apresentado isso explicitamente, mas deixa uma brecha de que isso aconteceu.

Ainda falando sobre essa cena, na primeira versão que o Brian desenhou apresentava nudez frontal, porém com o veto da DC  ele acabou ajustando isso e deixando como está nas HQs até hoje.

Batman: A Piada mortal é considerada por praticamente todo mundo que é fã do Morcego como uma das melhores HQ do nosso querido herói.

No ano de 2014 a Panini relançou essa HQ, hoje conseguimos achar em alguns sites bem facilmente e em um preço bem acessível.

DC-Universe-Original-Movie-Batman-The-Killing-Joke

A animação

A animação ficou bem fiel a HQ, o que me deixou muito feliz pois geralmente quando uma HQ vira filme e/ou animação, eles cortam bastante coisa para que o mesmo seja aceito nas telonas. Nos primeiros 30 minutos da animação somos apresentado ao mundo da Batgirl (não temos essa parte na HQ). Esse começo (ao meu ver) foi feito tanto para que os telespectadores tenham maiores afeições pela heroína, como também para complementar o tempo da animação pois a HQ é bem curtinha.

O diretor responsável pela animação, Bruce Timm (juntamente com o Sam Liu), deixou claro que na animação o coringa não estuprou a Barbara.

A animação foi lançada no final do ano passado e o DVD é vendido a um preço bem acessível (R$20,00 na saraiva). Nessa animação temos o nosso querido Mark Hamill (eterno Luke Skywalker) como dublador do Coringa, então já da para ter uma noção de como a animação ficou bem feita.

Vale muito a pena ler e assistir a piada mortal, principalmente se você que é um grande fã do Batman e do Coringa, ou está começando a se aventurar ao universo Batman.

Só é necessário um dia ruim.

Sobre Jessi

O lado negro da força do pangalactico, gateira assumida, apreciadora de uma boa dinamite pangalactica. Costuma não gostar muito das coisas convencionais, adora coisas estranhas e diferentes. Viciada em Alice no país das maravilhas, gatos, séries, Hq ,SW e games.

Veja também

Você conhece Anne Rice?

Em meu primeiro post vou falar um pouco sobre a Anne Rice, escritora de livros …