Home / Filmes / Ficção e Ciência no Brasil

Ficção e Ciência no Brasil

Olá, me chamo Augusto e vim trazer um pouco de curiosidade ao mundo cientifico falando um pouco sobre parte da minha vida acadêmica, esta que inclui pesquisas relacionadas a novas tecnologias aplicadas a eletrônica. Esta vida acabou me fazendo parar no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), só o maior centro de pesquisa do pais! Não que eu merecesse estar aqui, os motivos de eu estar aqui são bem banais, mas oque importa é que aqui é incrível.

size_590_lab-nac-de-luz-sincrotron

E é incrível que muitos brasileiros nem saibam que isto aqui existe, e é 100% nacional. O cara redondo e gigante ai na foto de cima trata-se de um dos únicos 2 aceleradores de partícula do hemisfério sul. E este acelera os nossos tão conhecidos elétrons, gerando luz em uma larga faixa do espectro eletromagnético. Essa “luz” é utilizada em diversas pesquisas cientificas e de novos materiais. Incluindo o futuro da eletrônica 😉

Mas este cara não é tão desconhecido assim não…

o_homem_do_futuro

No filme brasileiro “O  Homem do Futuro” com Wagner Moura um dos cenários do filme é nada mais nada menos que o nosso acelerador de partículas nacional, em outras palavras, um acelerador real! Desta forma, se você ainda não conhece o acelerador de partículas brasileiro, nem o CNPEM, em Campinas-SP, você pode conhecer um pouco dele no ótimo filme “O  Homem do Futuro” que, embora não seja perfeito, trás uma ótima trama com ficção cientifica aos moldes do saudoso “De Volta para o Futuro”.

O Centro de pesquisa ainda possui muitos outros equipamentos de alta tecnologia e executa diversas outras pesquisas, mas de longe o acelerador de elétrons é o mais singular, ainda mais por ser o único no mundo aberto ao “publico” para submeter projetos. Atualmente esta em construção no mesmo centro um acelerador ainda maior com dimensões próximas a de um campo de futebol! chamado Sirius, mas esse ainda vai demorar um pouco pra ficar pronto.

Sirius_home
Sirius: futuro novo acelerador Luz Sincrotron

 Sei que este assunto foge um pouco do foco aqui rs, mas não custa nada recomendar conhecimento sobre um laboratório inacreditável e pesquisas de ponta juntamente com um filme de ficção cientifica muito divertido e, ainda por cima, tudo brasileiro!

HUE

Não é porque somos HU3HU3 que não podemos fazer ciência, filmes bons ou qualquer outra coisa 😉

Quem quiser acompanhar postagens sobre pesquisa cientifica e projetos eletrônicos podem me acompanhar no ProjetoMG, meu blog pessoal.

Por hoje é só e até uma próxima 😉

Sobre Phemg

Sou entusiasta por tecnologia! E o auge da tecnologia está nos Video Games! Por isso sou também apaixonado por games! Sou viciado em MMO/MOBA e jogos multiplayers, mas minha franquia favorita é Zelda, também gosto de Anime e Manga. Adeus e obrigado pelos peixes o/

Veja também

15 tecnologias de Star Trek que viraram realidade

A série épica Star Trek criada por Gene Roddenberry  – que celebra seus 51 anos …