Home / Games / Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn, que grata surpresa.

Após muitos anos sem ter um console, me senti obrigado a adquirir um e jogar essa belezura antes de todos os outros. E olha, como eu não me arrependo!

Que jogo amigos, que jogo!

O Jogo

Horizon Zero Dawn é um RPG de ação de mundo aberto. Apesar de ser mundo aberto, creio que o tamanho do mapa não se compara aos de The Witcher 3 ou até mesmo Skyrim, mas claro que não deixa de ser grande.

Exclusivo da Sony para o PS4, foi primeiramente mostrado na E3 de 2015, e de lá até o seu lançamento (abril 2017) veio atraindo muita atenção, tanto dos jogadores quanto da mídia especializada.

Com gráficos de encher os olhos, muitos dizem (e com razão) que Horizon é o jogo mais belo desta geração.

Desde que eu vi o trailer/gameplay deste jogo na E3, o que me cativou logo de cara foi o enredo: 1000 anos em um futuro pós-apocalíptico, as máquinas dominam o nosso mundo. A civilização como conhecemos não existe mais, os humanos regrediram a sociedades tribais.

E é isso. Como não se sentir curioso para descobrir o que aconteceu com este mundo? Como as máquinas dominaram o planeta? Como a civilização foi quase extinta?

Assim, com essas e outras muitas dúvidas comecei a jogar HZD.

Nele, controlamos a órfã Aloy. Uma caçadora nascida na tribo dos Nora, mas que foi banida ainda criança e sem saber o motivo. Conforme o jogo avança vamos aprendendo mais sobre esse mundo. As máquinas são agressivas, existem táticas e mecânicas para lidar com cada tipo delas.

O jogo possui muita ação, seja em combates com as máquinas ou com outros humanos. Furtividade é um ponto alto também, já que é possível utilizar dessa mecânica para surpreender seus inimigos. Aloy possui uma grande variedade de armas para combate, desde alguns tipos de Arcos, Lanças, Armadilhas entre outros. Todas essas armas misturam algo mais puxado para o “tribal”, mas com melhorias tecnológicas.

Mas se engana quem pensa que o jogo é focado em combate. O foco é na exploração: Descobrir novas máquinas, as ruínas dos antigos (antiga civilização humana), novas tribos…e claro, descobrir o que de fato aconteceu no passado para o mundo estar nessa situação.

Confesso que apesar de ter sido fisgado por esse plot, eu não esperava que a história tivesse muita profundidade, e nem tinha esperança de que todas as minhas dúvidas fossem sanadas. Mas eis que fui surpreendido, a história desse jogo é excelente! Não só esclarece todas as dúvidas como entrega muito mais.

Não irei dizer detalhes do plot para não estragar a experiência de ninguém. Só digo que vale e muito a pena descobrir o que houve nesse mundo.

Aloy

O que dizer dessa personagem? que mal conheço e já considero pakas

Nessa nova onde de heroínas femininas (que eu apoio demais), Aloy se destaca.

Aloy é uma heroína forte, carismática, determinada, curiosa e com um passado que prende o jogador.

Órfã e isolada de todos da tribo dela (sem saber o por quê), é impossível não se juntar a ela nessa jornada para descobrir sobre o passado do mundo como dela própria. Desafiadora, encara seus inimigos com uma determinação de dar inveja em muitos outros protagonistas de jogos de ação.

Conclusão

Horizon veio como uma nova franquia, com muita originalidade, enredo complexo e completo, belíssimos gráficos, ação, combate, exploração e um mundo aberto de cair o queixo.

É um jogo completo, para jogador nenhum botar defeito. Não vou dizer que este jogo é recomendado, e sim obrigatório.

Sem dúvidas, um forte concorrente para levar o jogo do ano de 2017!

Você, feliz dono de um Ps4 e que não jogou essa maravilha ainda: O que você está fazendo lendo este post? Só vai e joga!

E para quem já jogou assim como eu, o jeito é esperar a DLC, intitulada “The Frozen Wilds” que têm previsão de lançamento para novembro deste ano.

 

See you space cowboys!

Sobre Renan

Padawan na empresa vida. Apreciador de fantasia e ficção científica, campuseiro, mestre Pokémon (quem dera), feeder no League of Legends e torcedor do Sport Club Corinthians Paulista.

Veja também

The Elder Scrolls Online : Morrowind

E ai, player. Novíssima expansão de The Elder Scrolls online, Morrowind. Nessa nova expansão explore …