Home / Seriados / Knights of Sidonia

Knights of Sidonia

Estou aqui hoje para falar de uma série/anime MUITO legal que eu não paro NUNCA de recomendar para meus amigos, falarei hoje do anime <title of post>.

Cavaleiros de Sidonia

Então, o que falar deste anime curto que mudou tanto minha vida e a forma com que lido com pessoas e com ações?

O ANIME
Cavaleiros de Sidônia, ou Knights of Sidonia ou, ainda,  シド二アの騎士 é um anime sobre a sobrevivência humana em um futuro distópico onde a Terra, e na real o sistema solar, foram destruídos. A nave colonizadora que nós acompanhamos ao longo da série, Sidônia, se mantém em busca de um novo planeta para colonizar, ao mesmo tempo que se defende de uma grande ameaça fantasma que vamos conhecendo ao longo da serie, isso ao mesmo tempo que desenvolve novas ideias, tecnologias, culturas e coleta coisas (e eles não poluem nada, porque são japoneses e tem reciclagem de TUDO dentro da colônia, uma verdadeira utopia ecológica) para a sobrevivência e aprimoramento da raça.

Qualquer semelhança é pura coincidência.

Mas aí que entram os Cavaleiros de Sidonia.
Cavalos aqui são substituídos por robôs futuristas gigantes, mas quem notaria uma diferença entre um cavalo e um robô gigante, pelamordedeus?

De qualquer forma, os cavaleiros de sidonia são os responsáveis pela coleta externa de materiais e recursos, pela proteção da nave colonizadora e por ocasionais reparos a nave em suas partes externas.

E, como o nome sugere, no anime seguimos o dia-a-dia diário da rotina dos guardiões da nave, majoritariamente do personagem principal da trama, ao mesmo tempo que algumas desventuras na nave e explicações sobre o funcionamento geral daquele universo apresentado e funcional…

 

PERSONAGENS
Nagate Tanikaze (Nome em ordem internacional) é um cara normal em uma roupa de astronauta que rouba arroz, coisa normal, vai me dizer que nunca viu um? Ele também é o protagonista supracitado e um personagem estranhamente amável, uma vez que ele, tal qual o espectador, não conhece os pormenores daquele mundo, apenas conhece como controlar robôs gigantes mas, convenhamos, quem não conhece como controlar robôs gigantes, huh?!

Tanikaze Nagate
(Nome em ordem japonesa)
Personagem Principal

E algumas outras pessoas

Selfie com vários personagens (bons)

E o anime não falha em incluir em sua historia e cultura coisas que deixam claro que os eventos se passam em um futuro… Por exemplo, sabe os famosos paus-de-selfie?
PFFT. Isso é coisa do passado
A moda entre engenheiros e mecânicos agora é o DRONE de selfie! SIM, misturar o útil ao agradável! A versão final da auto confiança e do amor próprio em forma de um robô que vive apenar para tirar suas fotos (sim, esta é uma parte oficial do conhecimento do universo aqui apresentado).

O meliante tirando a foto

. . .

Eu tenho problemas de continuidade lógica…

HISTÓRIA
Continuando, com isto nos temos o plano de fundo inicial  deste universo que será explorado ao longo dos episódios.
Mas as coisas não são tão fáceis… Como dito, existem inimigos da raça humana, que, sem um motivo aparente, destruíram todo o sistema solar e que se mantém flutuando no universo buscando exterminar nossa espécie, tanto isso que a única nave colonizadora que vemos e que sabemos que existe vivamente ao longo da serie e esta que estamos a observar, ou seja, possivelmente todas as outras foram exterminadas.

E dai temos, também, o questionamento ocasional de coisas que são, se não um pouco relevantes, muitíssimo importantes de serem questionadas, tal qual:

  • Até aonde manter a cultura padrão de uma nação ao se viver em um local diferente com condições diferentes
  • Até onde uma cultura consegue se manter inalterada quando sob condições diferentes
  • Até aonde uma pessoa é uma pessoa
  • O que pode ser considerado uma pessoa
  • Um clone é uma cópia de uma pessoa, um descendente ou um indivíduo diferente
  • A imortalidade é interessante
  • Até aonde vale a pena militarizar uma população
  • Até aonde vale ir para discordar do seu governo
  • Quanto sofrimento um povo deve sofrer para a sobrevivência de uma raça
  • Quanto um indivíduo pode se manter na linha e o quanto um consegue se sacrificar para manter outrem
  • Qual o valor de cada pessoa
  • Qual o valor de uma arma
  • Qual o valor de um robô gigante
  • Qual o valor de um cavaleiro sem um cavalo
  • O que gera conflitos
  • O que é e qual o valor de status social
  • Até aonde a sabedoria e longevidade são melhores que o conhecimento e jovialidade
Clones – What is love?

E muitas outras coisas e o que me interessa mais, a serie faz isso sem deixar um “gosto pesado” no espectador, misturando muitas piadinhas e coisas idiotas no meio, fazendo com que tudo que se acompanha pareça interessante, tranquilo e de boas (mas ainda assim, chocantes). Permeiam o anime tem muitas coisas que te fazem pensar: “Mas o quê… por favor… não… isso não pode ter acontecido…. mas… POR QUÊ?!”, além da famosa forma de manter o interesse do espectador por manter ganchos entre um episódio e outro.
Enfim, uma historia, uma configuração e um enredo ÓTIMOS.
Ah… sim. Vale ressaltar, uma coisa bastante interessante e diferente deste anime em relação a outras animações japonesas tradicionais e: ele e totalmente em 3D. Algo que pode ser inicialmente incomodo, mas algo que faz com que todas as cenas sejam perfeitamente compreensíveis e interessantes e que faz com que a escala das coisas dentro da serie sejam de fácil entendimento (estou olhando para vocês, Gundam e Transformers).

Um exemplo bastante interessante são as imagens a seguir:

Dentro da Colonia

Escala2 Centro de Comando Subterrâneo

Mas, dai, tenho que ressaltar algumas coisas, que apesar dos pesares, ainda são relevantes e devem ser vistos.
O anime ainda é um anime e, sendo dos gêneros que ele aborda (ação, comédia, cotidiano), ele VAI apresentar algumas coisas que podem ser desnecessárias, tal qual: semi-nudez desnecessária, pessoas sangrando pelo nariz, contato estranho e improprio entre pessoas de idade desconhecida (mas provavelmente menores), possíveis formas de incesto… Enfim, esse japonesismo (que eu amo tanto) de animes.

Gothic Lolita para sempre, pfv
Porque sim. Obrigado, Japão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
E… é isso.
O anime/serie esta presente na Locadora vermelha da Internet, aonde tu consegue ver com digníssima qualidade (até em 3D 4K, caso isso seja um argumento pra ti) e em várias línguas (incluindo o áudio original e áudio/legendas em Português do Brasil).
Vale totalmente a pena e, neste caso, até mesmo a galinha inteira.
(Falo que vale a galinha inteira porque assisti a serie, li os mangas e procurei consumir TODO o conteúdo relativo a serie que existe e, sem sobra de duvidas, não me arrependo de nada)

Para terminar de convencer vocês a assistir, tomem mais algumas imagens do anime (algumas podem ser QUASE spoilers, mas como não têm contexto, não são).
3D 3D2 3D3 23uqul2 gauna1

Sobre ToshiOhMy

Tecnólogo, tecnofílico, excêntrico pobretão que curte umas cultura diferentes. Escreve sobre cultura pop, cultura unpop, jogos e contos.