Home / Funko / Colecionáveis / Um vício chamado Funko Pop

Um vício chamado Funko Pop

Você viu o nosso sorteio do  Funko Pop do Luke Skywalker e ficou curioso para saber que tipo de “bonequinho” ele é? Participe do nosso sorteio e venha saber mais sobre essa linha de colecionáveis.

O que é a Funko?

Funko é uma empresa localizada em Everett, Washington (EUA), que possui dezenas de licenças e direitos para criar colecionáveis da cultura pop (mais de 1000). 

Além dos produtos da linha Funko Pop, ela também produz figuras de ação e alguns itens eletrônicos como por exemplo: drives USB, fones de ouvido e lâmpadas.

A empresa foi fundada em 1998 por Mike Becker e vendida em 2005 para Brian Mariotti (atual CEO), e tinha como principal produto a linha Wacky Wobbler, que são os bobble-heads padrões que eram muito populares nos EUA. Com a chegada de Brian, a Funko expandiu a companhia e passou a produzir uma linha exclusivas de brinquedos além dos Pop, como Moopez, Dobz, Vinyl Idol, Vinyl Vixens e Super Deluxe Vinil, além desse crescimento da empresa com os produtos eles cresceram também em relação as licenças e assinaram com grandes empresas como Marvel, DC, WWE, LucasFilm, Sony Pictures Entertainment, Paramount Pictures, Nickelodeon, Warner Bros, Disney, HBO, Ubisoft e muitos mais.

A estréia da linha foi em 2010 na San Diego Comic Con (SDCC) com um set da DC (Batman, Batgirl, Lanterna Verde e Coringa) e hoje é a linha de  de Pop  mais popular de todo o mercado de vinis estilizados, tendo vendido mais de 400 milhões de unidades em todo o mundo. A Funko possui fábricas na China e no Vietnã.

Quais são os tipos de Pops?

O Pop mais  comum é o feito de vinil, com pintura fosca. Mas existem também versões metálicas (Ex: Colossus), os que brilham no escuro( Ex: Cheshire Cat), flocadas (acabamento aveludado, Ex: Simba do rei leão), bloody (ensanguentadas, Ex: Negan, The walking Dead), transparentes (Ex: Bilbo, O Hobbit), semi-transparentes (Ex: Visão dos Vingadores), cromadas (Ex: Capitã Phasma) e com cheiro (sim com cheiro, um exemplo são os da moranguinho).

Já em relação aos tamanhos, o Pop comum (3,75″) possui cerca de 10 cm de altura (Ex: Buzz Lightyear). Já os maiores (6″) possuem cerca de 15 cm (Ex: Smaug , O Hobbit). E ainda existem alguns pops de 9″ (Ex: Buzz Lightyear), ou seja, cerca de 23 cm. Esses últimos não são mais fabricados.
Existem também os pops mini, que vêm geralmente em packs com 2, com cerca de 6 cm de altura (Ex: Pack A Pequena Sereia). Os pocket que vêm geralmente em packs com 3 (Ex: Pack Harry Potter), com cerca de 4 cm de altura. Já os chaveiros possuem cerca de 5 cm de altura (Ex: Dancing Groot).

Pop Ride

São os veículos da linha Pop, como Delorean, Mulher Maravilha, Wolverine entre outros.

Bobble-Head

São peças que ao invés de uma base fixa para a cabeça, possuem molas, para que assim a cabeça se mexa conforme o movimento do boneco, toda a linha da Marvel e Star Wars são Bobble-Head.

Chases

Chase é uma versão especial (podendo ser metálica, gitd, flocado, etc) de um boneco comum, porém do mesmo valor. A diferença do Chase é que são criadas quantidades limitadas. Em cada caixa de 36 unidades que sai da fábrica da Funko, 1 peça chase é inserida. E por esse motivo essas peças acabam sendo um pouco mais caras.

 

O que são peças aposentadas?

A Funko lança um Pop e produz ele até um certo tempo, desde disso eles são mais fabricados, ficando assim aposentados.

Então isso significa que todas as peças aposentadas são raras?

Não. Algumas peças, apesar de não fabricarem mais, existem a grandes quantidades estocadas pelo mundo, mas infelizmente também existe aquelas peças que além de serem dificeis de serem encontradas, quando conseguimos achar, acabamos achando por um valor um pouco salgado, um exemplo disso é o Pop da Ursula, sendo encontrado por no Minimo R$1.000,00.

Pop Aposentados

 Pop D.I.Y.?

D.I.Y. significa Do It Yourself (Faça você mesmo). Ele é um boneco base para criação do seu proprio Pop, ou seja você pode criar um que somente você vai ter, ou fazer uma cópia de algum que você não conseguiu comprar. Nesse Custom temos a versão feminina e a versão masculina.

Onde Posso Encontrar um Funko Pop?

Hoje em dia está bem facil achar algum Pop, podemos achar em algum loja física como a Saraiva, ou alguma loja onde a venda de Toys seja feita. Podemos achar através do mercado livre, sites especificos de Pop ( ex: FunkoMania, Samersan, na minha opinião essas lojas tem um otimo valor para funko) ou em alguns grupos do Facebook.

Como sei que existe um Pop de um personagem especifico?

A Funko tem um site totalmente voltado para esses “bonecos”, o Pop Guide Price (ele é totalmente em inglês). Nele você pode verificar se o Pop está aposentado ou não, se ele existe, se está sendo fabricado ainda entre outras informações.

Uma coisa que eu acho bem legal e até uso é uma parte voltada totalmente para a sua coleção, onde você pode adicionar em uma lista todos os funkos que você possui e ter uma noção de quanto a sua coleção vale, eles também tem uma lista de desejo, ou seja você pode adicionar todos os Pop que você quer na sua coleção. Com a lista de Pop que você tem o proprio site monta uma lista do tipo “Top 10”, nesse caso você consegue visualizar quais os 10 mais valiosos Pop da sua coleção Pessoal.

Espero ter tirado algumas duvidas referentes a esse mundo dos Pops, e um aviso amigo rs, uma vez que você entra nesse mundo dificilmente você vai conseguir sair rs, mas é uma coisa muito gostosa de se colecionar.

Sorteio Pangaláctico

Que tal participar do nosso sorteio e acrescentar esse belo Funko Pop do Luke a sua coleção? Acesse a nossa página e participe >> Pangalacticos

Ah e se você tem uma coleção ou um Pop, poste aqui nos comentários.

Até a próxima!

Sobre Jessi

O lado negro da força do pangalactico, gateira assumida, apreciadora de uma boa dinamite pangalactica. Costuma não gostar muito das coisas convencionais, adora coisas estranhas e diferentes. Viciada em Alice no país das maravilhas, gatos, séries, Hq ,SW e games.