Home / TECH / Why not Linux?

Why not Linux?

Venho lhes perguntar, porque não o Linux? Não, não sou um hipster comunista filantropo, só filantropo, espero. Trago essa pergunta não para intimidar, apenas para parar um pouco com a correria do dia a dia e pensar, preciso mesmo do Windows? Preciso deixar a Microsoft me tratar como prostituto digital?

Preciso mesmo do Windows?

Muitos vão dizer que sim, mas na verdade… eles precisam mesmo! A maioria das pessoas fazem coisas que só é possível graças ao Windows. Mas você é como todo mundo? Que tal descobrir? Se o Linux lhe serve vai depender muito do seu uso, vou separar os usos nas seguintes categoria: Praticidade, Games, Modelagem 3D, Artista Digital, Áudio e Vídeo, Game Engine, IDE, Escritório e Internet.

Praticidade

Apesar do Linux seguir um caminho de constante aprimoramento, não são muitos os desenvolvedores que se importam com a praticidade, prova disso que para instalar a maioria dos programas você necessita abrir um terminal DOS. Tiveram de ver como o Android e iOS criaram um sistema de aplicativo simples para terem a ideia de fazer algo similar (appImage entre outros). Dito isso, Linux não é para leigos, não estou dizendo que tem que ser um hacker ou uma pessoa acima da média para usa-lo, na verdade qualquer um com meio cérebro seria capaz de utiliza-lo, o problema é que tem pessoas que não tem nem isso quando sentam na frente do computador, pessoas que não sabem abrir o google pra pesquisar como instalar um programa. Portanto, se você tem medo que seu computador possa explodir enquanto mexe nele, Linux não é para você, não se pode ter medo de mexer em software (não toque em firmware se não souber o que faz, isso sim pode explodir o computador) quando se quer mexer no Linux .

Tenha em mente que talvez seu software preferido não tenha suporte nativo para Linux, talvez eles pareçam insubstituíveis para seu uso (Photoshop, MS Office, Visual Studio, um bom editor 3D, etc.), mas se o seu uso não for tão exigente considere a possibilidade de alguns software alternativo que apresentarei ou que você mesmo conheça.

Games

Se você for um gamer, verdade seja dita, dificilmente o Linux lhe serve… Mas difícil não é impossível! Devido o apoio da Valve ao Linux com o SteamOS, muitos jogos atuais estão recebendo uma versão para Linux, nem que seja com atraso. Infelizmente os problemas não acabam aí, caso o jogo tenha porte para Linux, é muito importante olhar o suporte de sua placa de vídeo.

Placas de vídeo costumam dar dor de cabeça para funcionar com os drivers dos fabricantes, drivers nativos costumam funcionar bem para placas AMD e INTEL, mas costumam vir desatualizados… Qualquer que seja o caminho terá seu trabalho, então recomendo certificar-se BEM de como está o suporte para sua placa no Linux.

Alguns jogos do Steam disponíveis para o Linux

Modelagem 3D

Caso você mexa com modelagem 3D, o Blender é o mais popular software de modelagem conhecido para o Linux, ele cumpre sua função muito bem, mas não é o único! A Autodesk oferece alguns de seus produtos para o Linux, inclusive o Maya 2017!  Duvido muito que o Linux terá todos os softwares de modelagem existentes do Windows, mas definitivamente possui software bom o bastante para lhe atender.

Maya Linux

Artista Digital

Artistas digitais já se encontram em um local mais delicado, a Adobe não oferece o Photoshop para o Linux, e de fato não sei nem se tem porque oferecer. Ter uma representação precisa de cor depende da configuração do sistema operacional, do monitor e da placa de vídeo, e este ultimo é bem sabido que não se encontra em bons lençóis e o SO ainda nem está preparado para padrões de cores atuais. Ainda não existe segredo, se quer trabalhar profissionalmente com imagem compre um Macintosh, qualquer outra coisa é gambiarra… E pra gambiarra o Linux é bom 😉

Podemos não ter o pac-Adobe fora das ferramentas online para o Linux, mas isso não quer dizer que não temos alternativas. Todo mundo sabe do GIMP, ele realmente cumpre sua função e realmente merece ser a primeira consideração quando se trata de substituir o Photoshop, mas não é o único! Krita é uma ferramenta de pintura que ‘surgiu’ de um Kickstart feita para concept artists, ilustradores, artistas de texturas e matte, e para a indústria de efeitos visuais. Claro que você não se deve prender apenas nas alternativas mencionadas, apenas peço para considerar a possibilidade antes de descartar a ideia por completa.

krita

Áudio e Vídeo

Existem plenas ferramentas para edição de áudio, como o Audacity, mas falta ferramentas profissionais como as oferecidas pela Sony ou pela Adobe. Essa é uma situação comum, mas como muitos podcasts são editados em ferramentas Open Souce não vejo com um problema tão critico, mais inconveniente para quem é acostumado ou necessita de um editor de renome não disponível.

Apesar de não podermos contar com as ferramentas Sony e Adobe para edição de vídeo, temos disponível o Lightworks que é uma ferramenta profissional utilizada por diversos filmes, também podemos contar sempre com os projetos Open Source como o Kdenlive ou o Pitivi.

Game Engine

Bom, talvez você seja um game developer, mas para estar lendo um blog como este, vou supor que seja no máximo um estúdio pequeno. Porque digo isso? Bom, Unreal e Cryengine não estão disponíveis para o Linux, mas temos disponível uma versão beta do Unity! É beta, eu sei, não muito confiável, eu sei, mas já é um começo e se der muito problema da pra abrir pelo Unity do Windows e ignorar tudo isso. Existe também diversas outras engines 2D e 3D disponível para o Linux, como Unigine e Godot. Não posso dizer que o Linux seja apropriado para desenvolvimento de um jogo AAA, mas para um estúdio pequeno o Linux não deixará nada a desejar.

godotvct

IDE

É sabido que toda IDE java tem porte para Linux, mas não é disso que vim falar, venho tratar do verdadeiro problema, Visual Studio. Essa ferramenta Microsoft é crucial para muitos desenvolvedores, inclusive os de Open Source, como substituí-la? Simples, desista, não dá. Aceite que não existe substituto e a guarde bem no fundo do coração, mas bem no fundo mesmo para nunca mais lembrar dela, agora sim podemos ver alternativas disponíveis.

Diferente do que muitos pensam, a Microsoft não odeia o Linux, não o ama, mas sabe de sua utilidade o por quem é usado, pensando nisso ela lançou o Visual Studio Code. VS Code não é uma IDE completa, é apenas um Code Editor (bloco de notas super-desenvolvido) com suporte a uma infinidade de extensões, ele tem uma qualidade surpreendente, quantidade de linguagens suportadas, a velocidade do syntax highlighting e auto-complemento são realmente impressionantes, uma pena ele não ter um compilador embutido, mas tudo bem.

Bom, caso apenas editar não lhe baste, precise realmente de algo completo não desista, MonoDevelop está aí para isso! Com o MonoDevelop você será capaz de compilar o seu projeto C# para Linux, mac e Windows. Ele é um pouco mais lento e bugado que ‘V’ocê ‘S’abe quem, mas de nenhuma forma ele tem baixa qualidade, na verdade a qualidade dele é de impressionar e ele suporta bem mais do que se esperaria de uma IDE cross-platform, vale a pena testar, nem que seja no Windows.

MonoDevelop

Escritório

Ferramentas para escritório acabam sendo fundamentais, todo mundo precisa de um bom editor de documento. Houve um tempo que isso limitaria as suas opções para o Linux, o LibreOffice/BrOffice sempre foram editores bons, mas do que adianta usa-los se todo o trabalho de escola/faculdade tem um template feito em Word ou PowerPoint 2003? Sabe aquela situação de tentar abrir uma apresentação ou fazer a impressão de um documento e se frustrar devido aos vários erros de formatação? Felizmente a Microsoft trouxe a solução, com o Office online é possível evitar esse bando de dor de cabeça, um Word sem gambiarra finalmente acessível para usuários de qual quer sistema operacional, talvez não seja tão conveniente quanto você esperava/quisesse, mas está aí, não é mais uma desculpa para evitar o Linux.

Internet

A internet chegou para tudo e todos, pode parecer besteira colocar a internet como um limitante, afinal, o que tem de mais em abrir uma rede social e depois ir num site assistir vídeo? Mas nem tudo é tão simples, questão de 1 ano atrás assistir Netflix pelo Linux era a mais pura dor de cabeça, de fato, ainda exige algumas gambiarras para assistir Netflix pelo Firefox no Linux. Então esteja avisado, se quiser assistir Netflix ou outros sites vídeo por assinatura pelo Linux instale o Google Chrome e seja feliz. 🙂

Linux, é para você?

E aí? Será que para o que você utiliza o computador, poderia fazer as mesmas coisas no Linux ao invés do Windows?

Responda para si mesmo ou nos comentários se desejar XD

Adeus e obrigado pelos peixes o/

Sobre Phemg

Sou entusiasta por tecnologia! E o auge da tecnologia está nos Video Games! Por isso sou também apaixonado por games! Sou viciado em MMO/MOBA e jogos multiplayers, mas minha franquia favorita é Zelda, também gosto de Anime e Manga. Adeus e obrigado pelos peixes o/

Veja também

Ficção e Ciência no Brasil

Olá, me chamo Augusto e vim trazer um pouco de curiosidade ao mundo cientifico falando um pouco …